São José - Pai adotivo de Jesus e nosso Pai Espiritual
Olá, paz e bem!
Hoje este artigo é todo especial, pois além de falarmos dele - São José, pai adotivo de Jesus e nosso pai espiritual, hoje também é o dia que vou me Consagrar a ele.
Após 33 dias de preparação profunda, hoje é o dia em que me entrego ao seu total cuidado. Por isso, preciso compartilhar aqui com vocês alguns conhecimentos que aprendi e ao qual estou cada vez mais apaixonada por ele e pela Sagrada Família.
São José é uma figura central na tradição cristã. Ele é reconhecido como o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus Cristo, o escolhido por Deus para criar, cuidar, educar e proteger Jesus aqui na terra.
Por mais que os Evangelhos não forneçam muitos detalhes sobre a sua vida, São José exerceu papel fundamental na história de Jesus. Ele é o responsável por ensinar Jesus o ofício da carpintaria, transmitindo-lhe habilidades práticas e valores humanos, além de ensinar como se comportar, como falar e como agir diante das situações. Jesus era e é o próprio Deus, mas aprendeu a viver aqui na terra de acordo com os ensinamentos de São José.
São José é frequentemente retratado como um homem justo, fiel e obediente às vontades de Deus. Mas suas virtudes vão muito além dessas.
Conforme sua Ladainha, ele é considerado: justíssimo, castíssimo, prudentíssimo, fortíssimo, obedientíssimo, fidelíssimo e mais inúmeras outras virtudes, mas a principal delas, é que desempenhou papel fundamental na proteção e no cuidado da Sagrada Família, desde a ida para Belém e o nascimento de Jesus, como na fuga para o Egito para escapar do massacre dos inocentes ordenado por Herodes.
Ele é considerado um modelo de paternidade, humildade, entrega e confiança na vontade divina.
E por mais que a Igreja e a humanidade não falem muito nele, uma coisa é preciso destacar aqui: que precisamos urgentemente de sua ajuda e vou explicar o motivo:
Necessitamos da paternidade espiritual de São José para nos ajudar a proteger o casamento e a família, pois como declarou a Irmã Lúcia (a mais longeva visionária das aparições de Fátima) "a batalha final entre o Senhor e o reino de Satanás será sobre o matrimônio e a família", e para que possamos cuidar e proteger nossas famílias, temos que resgatar a presença daquele que foi o mais amoroso e cuidadoso dos pais - São José.
Em segundo lugar, o mundo inteiro precisa ser reevangelizado, incluindo a grande maioria dos cristãos batizados e devemos fazer isso com a ajuda e auxílio de São José, que foi o primeiro missionário.
Estudar a vida de São José é intrigante e misteriosa e, ao mesmo tempo, apaixonante, por que, além de não sabermos muitas coisas a seu respeito, na medida em que vamos nos aprofundando no assunto, descobrimos que toda essa discrição nos deixa claro muita coisa a seu respeito.
Contraditório?
Isso mesmo!
O pouco se transforma em muito quando nos entregamos a São José.
E não existe maior entrega do que ele próprio fez a Jesus e Maria.
Ele se esvaziou e se entregou por inteiro, como ninguém consegue imaginar.
O amor que ele sentiu por Jesus e Maria foi tão forte, grande e profundo, que ficou completamente exaurido por esse amor, a ponto de morrer de tanto amar.
Que São José nos ensine um pouco desse amor e dessa entrega e, por meio disso, possamos também cuidar das nossas famílias como ele cuidou de Jesus e Maria.
Um abraço, Silvia Maurer

