Qual a importância da oração em nossa vida?
Olá,
Partindo do presuposto que nos amamos como Deus nos criou e que devemos cuidar de nossas vidas da melhor forma possível, é lógico que devemos cuidar do nosso corpo, nos alimentando de maneira correta, fazendo exercícios físicos para manter o corpo forte e ativo e, principalmente, cuidando de nossa alma e espírito, pois sabemos que toda a mudança acontece de dentro para fora e não o oposto.
Uma vez uma pessoa me falou que nós temos um cérebro, mas não somos cérebro, só temos um, logo, é nós que mandamos nele, não ele que manda em nós.
Além disso, nosso coração é de Deus, pois foi Ele quem nos fez e nos deu a vida, logo, temos que obedecer as ordens vindas do coração, ou seja, de Deus.
Sendo essa nossa premissa, o que podemos fazer para que o nosso cérebro obedeça o nosso coração?
O que podemos fazer para que o nosso cérebro esteja disposto a fazer aquilo que o nosso coração manda?
E mais, como podemos fazer com que o nosso cérebro esteja voltado para as coisas do bem e não do mal?
Bem, sabemos que o cérebro faz parte do sistema nervoso central e que está relacionado às memórias, à inteligência e às emoções.
Sendo assim, ele pode nos levar a pensar, falar e fazer coisas de todos os tipos, inclusive coisas do mal.
Mas como somos e queremos ser de Deus, temos que treinar o nosso cérebro a obedecer as ordens vindas do nosso coração que é de Deus e, para isso, não existe melhor maneira que a oração.
Como já falamos várias vezes, a oração vai transformando pouco a pouco o nosso interior, pois aumenta a nossa conexão com Deus.
Ela vai modificando, purificando, alterando, mudando, convertendo tudo aquilo que é ruim e faz mal, em coisas boas para a nossa vida.
A oração tem tal poder, que ela age em nosso maior íntimo sem percebermos, pois ela não é brusca, é uma ação delicada e sutil, que vai devagarinho mudando aquilo que tem que ser mudado.
Quando rezamos, estamos enviando para o nosso cérebro comandos que fazem bem, mensagens que alteram as conexões neurais e que modificam as nossas emoções. Tornamo-nos pessoas mais tranquilas, serenas, seguras, amáveis e alegres.
Toda e qualquer oração tem o objetivo que nos aproximarmos de Deus, de Nossa Senhora, dos anjos e Santos do céu. Também sabemos que existem milhares de tipos de oração, e que elas podem ser feitas de inúmeros jeitos. Existem as orações prontas e aquelas que saem do nosso coração diretamente para Deus. E independente de como, aonde e porque você reza, uma oração é sempre positiva, ela sempre vai te levar mais pertinho do céu, vai diminuir a sua distância de Deus, você estará subindo mais um degrauzinho para alcançar o céu.
Por isso, alguns conselhos que te dou:
Primeiro, tire um tempo diário para rezar, e tem que ser todos os dias para seu coração e cérebro se habituarem com esta prática.
Segundo, aproveite os diversos momentos ociosos, como quando está no trânsito ou fazendo alguma tarefa doméstica para rezar.
Terceiro, reze o terço todos os dias, esta é uma oração milagrosa que Nossa Senhora nos deixou de presente.
Quarto, faça adoração ao Santíssimo o maior número de vezes que você conseguir, você estará na presença de Jesus e este é um momento sublime para orar e falar com Ele.
Quinto, tenha um altar em sua casa, com crucifixo, a Bíblia, vela e imagem de seus santos de devoção e lembre de se ajoelhar todos os dia diante deste altar para rezar.
Sexto, leia a Bíblia todos os dias, pois você estará escutando o que Deus tem para te dizer.
Poderia ficar aqui horas e horas escrevendo sobre a importância da oração em nossas vidas, pois só temos benefícios com esta devoção.
Mas o que quero é fazer com que você entenda que a oração é um presente divino que Deus nos deixou para nos aproximarmos dEle e temos que usar a oração para ir nos purificando e nos transformando para ficarmos a cada dia mais parecidos e próximos a Ele.
Paz e bem a todos!